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Plano de Segurança

20/10/2017 às 23h12m21s

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Plano de Segurança Bancária


É o documento anual através do qual toda instituição financeira em que haja guarda e movimentação de numerário apresenta o seu sistema de segurança à Polícia Federal.

Documentos/Requisitos necessários

Requisitos
O Plano de Segurança deve apresentar pelo menos três dispositivos de segurança, sendo dois específicos, que são a presença de vigilantes armados e alarme eficiente, e mais um dispositivo dentre:

Equipamentos elétricos, eletrônicos e de filmagens;
Artefatos que retardem a ação dos criminosos, como:
Portas giratórias detectoras de metais e
Equipamento de retardo instalado na fechadura do cofre;
Cabina blindada com vigilante.


Documentos
1 - Primeiro Plano de Segurança ou renovação com alteração ou diminuição dos elementos de segurança:

Descrição da quantidade e da disposição dos vigilantes e demais elementos de segurança.
Projetos de construção, instalação e manutenção do sistema de alarme, sob responsabilidade de empresa idônea autorizada pela PF.
Cópia do alvará do serviço orgânico de segurança ou contrato com empresa de segurança privada.
Descrição de toda área do estabelecimento.
Justificativa para alteração ou redução dos elementos de segurança, se for o caso.
Comprovante de recolhimento da taxa de vistoria de estabelecimentos financeiros.


2 - Renovação do Plano de Segurança sem redução, sem alteração ou com aumento dos elementos de segurança:

Pedido de renovação de plano de segurança informando que não houve alteração ou que os elementos de segurança foram aumentados em relação ao Plano anterior.
Comprovante de recolhimento da taxa de vistoria de estabelecimentos financeiros.


Como obter?
A Unidade Responsável pelas Instituições Financeiras (agência, PAB ou Cooperativa de Crédito) deverá solicitar via GESP.


Prazo Médio
Nos processos de Renovação sem alteração ou com aumento - Expedição imediata

Nos demais 60 dias.


    Fonte: Polícia Federal